O ator, roteirista, diretor e artista marcial Jimmy Wang Yu, um pioneiro do cinema de Hong Kong e Taiwan, morreu aos 79 anos. A notícia foi confirmada pela filha do astro, a cantora Linda Wong, em posts nas redes sociais recuperados pela Variety.
Yu, um precursor de astros como Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li, lutava desde 2016 contra vários problemas de saúde, permanecendo a maior parte do tempo no hospital após sofrer o seu segundo derrame.
O grande clássico da filmografia de Yu é Espadachim de um Braço, épico de artes marciais que ele estrelou em 1967. O filme foi o primeiro da história de Hong Kong a atingir a marca de HK$ 1 milhão nas bilheterias, e ganhou uma continuação em 1969.
O sucesso levou a experiências internacionais, como Traficantes Audazes (1975), no qual Yu contracenou com o ex-007 George Lazenby e o futuro vilão de Mad Max Hugh Keays-Byrne.
Mais tarde na carreira, ele trabalhou ao lado de Jackie Chan em filmes como O Ataque do Dragão (1983) e Missão na Ilha do Fogo (1990); e interpretou o mestre de Donnie Yen em Dragão (2011), um de seus últimos trabalhos no cinema.
Fonte: Omelete.