Val Kilmer, que retornou à Top Gun: Maverick para reprisar seu icônico papel de Tom “Iceman” Kazansky, teve a ajuda de Inteligência Artificial para gerar sua voz no filme. O ator perdeu parte de sua voz após ser vítima de um câncer na garganta e ser submetido a uma traqueotomia.
Segundo a revista Fortune, em agosto de 2021, a startup de tecnologia Sonantic, sediada em Londres, juntou-se ao ator para criar uma nova voz totalmente feita com Inteligência Artificial. Mais tarde, a mesma seria utilizada em Maverick.
“Desde o início, nosso objetivo era fazer um modelo de voz do qual Val se orgulhasse”, escreveu John Flynn, CTO e cofundador da empresa de tecnologia num post publicado na época. “Estávamos ansiosos para dar a ele sua voz de volta, fornecendo uma nova ferramenta para quaisquer projetos criativos à frente.”
Ainda de acordo com a publicação, a voz gerada é “totalmente sintética e imita gravações antigas do ator”, mas ainda assim, a Sonantic disse que o caso de Kilmer exigia “um pouco mais de trabalho manual”.
“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo”, disse Flynn. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”
O novo Top Gun mostra o Maverick de Tom Cruise como mentor de uma nova geração de pilotos, que luta para se manter necessária em um mundo recheado de drones. Joseph Kosinski, que dirigiu Cruise em Oblivion (2013), assina o filme.
Fonte: Omelete.